CADEIA ALIMENTAR, TEIA ALIEMNTAR, PIRÂMIDE TRÓFICA
A cadeia alimentar, também chamada de cadeia trófica, pode ser definida como uma sequência linear da transferência de matéria e energia em um ecossistema, na qual é possível observar uma sequência de organismos servindo de alimento para outros. Essa transferência sempre se inicia por um produtor e finaliza-se em um decompositor, sendo essa transferência unidirecional.

A seguir, vamos descobrir mais sobre a cadeia alimentar, conheceremos seus componentes, exemplos, entenderemos como a extinção pode afetá-la e por que ela não é a melhor forma de representar as relações de alimentação em um ecossistema.
Teia alimentar representa um conjunto de cadeias alimentares interligadas. Enquanto a cadeia alimentar representa uma sequência linear da relação em que os seres vivos em um ecossistema se alimentam, a teia alimentar são várias cadeias que se cruzam e se estabelecem de forma multidirecional, permitindo a passagem da matéria e da energia pelos ecossistemas.
As pirâmides ecológicas são gráficos que representam a estrutura trófica de um ecossistema. Elas podem ser de três tipos: pirâmide de número, que ilustra o número de organismos em cada nível trófico; pirâmide de biomassa, que demonstra a quantidade de matéria orgânica presente em cada nível; e pirâmide de energia, que destaca a transferência de energia entre os diferentes níveis. Essas representações são ferramentas importantes para compreender a dinâmica e a complexidade de um ecossistema.