ORGANISMO, POPULAÇÃO, COMUNIDADE BIOLÓGICA, ECOSSISTEMA, BIOMAS E BIOSFERA
Organismo é um ser vivo constituído por uma ou mais células, que realizam funções vitais num determinado ambiente.
Na biologia, o termo “organismo” remete a qualquer forma de vida, das mais simples, como bactérias e protozoários, até as mais complexas, a exemplo das plantas, animais e seres humanos.
População é um conceito demográfico que corresponde ao conjunto de indivíduos que vivem em uma determinada localidade, podendo ser classificada em absoluta ou relativa. A dinâmica das populações humanas, sua correlação com o espaço e a maneira como cada uma dessas populações se transforma no tempo são temas de estudo da demografia.
COMUNIDADE BIOLÓGICA Também chamada de biota e biocenose, a comunidade biológica é um conjunto de indivíduos de várias espécies animais e vegetais que vivem em um mesmo local, chamado de biótopo. Para que toda a comunidade sobreviva, é preciso que este ambiente apresente condições ideais, o que inclui detalhes como temperatura, umidade, luminosidade e minerais que compõem o solo.
Estas condições ambientais influenciam diretamente nos seres vivos presentes na região, que podem ser exclusivos do local ou até espécies que chegaram via migração natural ou por influência humana, mas que conseguiram se adaptar perfeitamente ao ambiente e comunidade.
Desertos, polos, montanhas, zonas temperadas, trópicos, grutas, metrópoles, florestas, lagos, rios, represas e alto mar são alguns exemplos de biótopos. A comunidade biológica de uma floresta, por exemplo, é formada por espécies de arbustos, árvores, pássaros, insetos, macacos, felinos, microrganismos e vários outros seres vivos que convivem e se relacionam de maneira natural.
ECOSSISTEMA é o termo utilizado para definir um grupo de seres que habitam em um determinado local, as relações entre eles, e a interação destas comunidades com o ambiente em que vivem. Dois pontos são fundamentais para compreensão desse conceito:
1. Ecossistema representa unidades ou sistemas ambientais ecologicamente estáveis e autossuficientes.
A estabilidade ecológica é caracterizada pela persistência e capacidade de auto-organização de um ecossistema de se manter em equilíbrio e pode ser definida por dois conceitos independentes. Esses conceitos, utilizados para descrever a resposta das comunidades aos diferentes tipos de estresse ambiental, são: resistência e resiliência. Resistência é a capacidade de um sistema sustentar sua estrutura e funções ao sofrer algum tipo de distúrbio. Resiliência, por sua vez, é a capacidade de um sistema estabelecer novamente seu equilíbrio após ter sofrido um grande impacto, ter sido rompido por alguma alteração.
2. Ecossistema é formado por fatores bióticos e abióticos.
•Fatores bióticos: seres vivos do sistema, tais como plantas e animais.
•Fatores abióticos: partes “sem vida” do ambiente, como o solo, a atmosfera, a luz e a água.
E esses fatores estão inter-relacionados em diversos aspectos. Um ecossistema é um sistema aberto e caracteriza-se pelos fluxos de entrada e saída de matéria e energia. A base da existência de quase todo ecossistema é um fluxo de energia solar, resultado de uma reação de fusão ao vivo (por meio da fotossíntese) ou indireta (por meio das atividades de decomposição de matéria orgânica).
Biomas são grandes espaços geográficos que compartilham das mesmas características físicas, biológicas e climáticas, existindo um grande número de espécies de plantas e animais.
Geralmente, os biomas são definidos ou delimitados de acordo com a vegetação principal que os compõe. Por exemplo: o espaço ocupado pelas savanas é denominado como Bioma das Savanas. Em alguns casos, o bioma é delimitado obedecendo a outros critérios, como o clima, os tipos de solos, entre outros. Por exemplo: Floresta Tropical Úmida e Floresta Tropical Seca.
Biosfera pode ser definida como o conjunto de todos os ecossistemas da Terra, ou seja, diz respeito às regiões habitadas do nosso planeta. Geralmente o termo biosfera relaciona-se com os seres vivos que aqui vivem, entretanto, o termo pode ser ampliado e usado para falar dos ambientes.